Ricardo Alvarenga: decepção com política e fé no voluntariado
Vereador por três mandatos, sorridente e articulado, o empresário Ricardo Lúcio Alvarenga, 50 anos, tem sido procurado por lideranças partidárias para sair candidato nas eleições deste ano. Mas a todos garante que está fora da política. “Tomei esta decisão em 2016, quando não consegui me reeleger. É uma decisão definitiva. Já disputei cinco eleições. Meu ciclo passou”, disse ao Jornal de Negócios.
Ricardo confessa “certa decepção com a política”. Para ele, “atualmente há muita intolerância, muita incompreensão, ânimos acirrados. Não é meu estilo, para mim não é o caminho. Por isso, atualmente nem partido tenho mais”.
Ricardo diz que hoje está “aliviado” por se afastar da política partidária. “Agora cuido do meu negócio. Estou fazendo o que eu quero, estou viajando muito. Se ainda estivesse na política, como faria isso?”
Mesmo assim, questionado se realmente ficaria de fora do processo eleitoral deste ano, Alvarenga mostra que a paixão pode ter diminuído, mas não acabou. “Não pretendo voltar à política como candidato, mas posso opinar. Faço campanha para o Bertolino, que sempre foi um grande companheiro, mas não pretendo me envolver na política partidária”.
Voluntariado
Alvarenga deixou a política, mas não perdeu o gosto pelo voluntariado. Rotariano há 27 anos, ele participa ativamente das ações desenvolvidas pelo clube. Foi Ricardo quem liderou a campanha para instalar uma usina fotovoltaica no Asilo São José. Em apenas 2 meses arrecadou quase R$ 107 mil para a obra. No lançamento da campanha, em outubro de 2019, Ricardo fez a primeira doação, no valor de mil reais. O restante foi obtido com pessoas físicas e jurídicas. Seu empenho foi tanto que arrecadou valor maior que o custo da usina. Por isso, o dinheiro que sobrou está sendo investido na compra de duas camas hospitalares e no sistema de aquecimento solar do Asilo.
“Graças à usina fotovoltaica, o Asilo já está economizando em média R$ 4 mil por mês na conta da Cemig. A meta é economizar 1 milhão de reais em 20 anos”, explicou Ricardo ao Jornal de Negócios.
No dia 30/6, Alvarenga passou a presidência do Rotary Arraial para a contadora Maria Luíza Mazagão. “Passo a presidência, mas estarei lá junto com os companheiros trabalhando em outras campanhas”, concluiu Ricardo