Covid-19: falta de consciência faz com que vírus se espalhe
PESSOAS COM SUSPEITA DO VÍRUS SAEM DO ISOLAMENTO E CIRCULAM NA CIDADE
A Secretaria Municipal tem enfrentado resistência de algumas pessoas em cumprir as normas de isolamento domiciliar mesmo estando com suspeita de contaminação pelo Covid-19. De acordo com protocolo do Ministério da Saúde, todo paciente com suspeita do vírus deve ser colocado em isolamento domiciliar e monitorado todos os dias por equipes de saúde para acompanhar a evolução do seu quadro.
Diante dessa conduta, a Vigilância Epidemiológica decidiu jogar mais pesado com quem não cumprir o isolamento obrigatório. Segundo o Jornal de Negócios apurou, ao constatar que a pessoa saiu de casa, a equipe de saúde agorar aciona a Polícia Militar, faz um Boletim de Ocorrência (BO) e encaminha denúncia ao Ministério Público. Com isso, a pessoa será enquadrada por crime contra a saúde pública e responderá na Justiça por sua negligência.
Outro problema constatado pela Vigilância Epidemiológica – de acordo com fonte ouvida pelo Jornal de Negócios – é que alguns pacientes com suspeita de Covid-19 não fornecem à Saúde a relação de todas as pessoas com quem se encontraram ou mantiveram contato físico nos dias anteriores. Sem essa informação, as equipes de Saúde não têm como procurar e monitorar as pessoas que podem ter sido contaminadas para bloquear a cadeia de transmissão.
E assim o vírus se espalha cada vez mais.