iBOM | Câncer: palavrinha que mete medo em todo mundo



140x140
Bom Despacho (MG), 21 de fevereiro de 2018

Câncer: palavrinha que mete medo em todo mundo

Imagem ilustrativa
Publicado em 01/02/2018 10:14:42

DÉBORA RODRIGUES - Câncer. Eita palavrinha que causa arrepio na espinha. Tem gente que não gosta nem de ouvir. Temos medo do desconhecido. E parece que cada dia que passa, apesar do avanço científico, essa doença se torna mais misteriosa.

Na minha família existem vários casos da doença. Não nos parentes de primeiro grau, mas sabemos que é uma possibilidade. Praticamente todas as mulheres fazem acompanhamento preventivo. Até um rastreamento genético estamos fazendo para que possamos nos prevenir de algo que ainda nem é nossa realidade e esperamos que não seja.

O Câncer não tem idade, classe social ou sexo. Na semana passada morreu a Mel. Não era próxima a mim, mas quem não conhecia, pelo menos de vista, ela que era tão popular em nossa cidade? Durante sua trajetória, ouvi muitas coisas boas sobre ela de diferentes pessoas. Ela tinha 41 anos (salvo engano). Por que ela? Jamais saberemos.

Na família de uns conhecidos meus, existe um garotinho de 6 anos que está enfrentando um Câncer. Alguns acreditam que pagamos o que fazemos aqui. Mas o que um garotinho de seis anos pode ter feito para merecer isso? Por que ele? Jamais saberemos.

Perdi um tio com essa doença no auge dos seus 84 anos. Estava super saudável até vir a doença e o levar com rapidez. Pessoa boa, querida, honesta. Por que ele? Jamais saberemos. Não existe critério, percebem?

Alguns organismos conseguem burlar essas células nocivas, outros não. Não sabemos o por quê.

O que podemos fazer é nos amar. Nos amar muito! Dedicar nosso tempo ao outro enquanto ainda estamos aqui. O amor, o cuidado e o carinho fazem parte da cura, isso é comprovado. Não devemos viver com medo do que não podemos prever, mas sim aproveitando aquilo que temos hoje e, caso tenhamos grandes batalhas a travar, travaremos.

Débora Rodrigues é psicóloga e conselheira tutelar em BD



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.