iBOM | Não deixe um lindo momento virar um fardo em sua vida



140x140
Bom Despacho (MG), 23 de janeiro de 2018

Não deixe um lindo momento virar um fardo em sua vida

Imagem ilustrativa
Publicado em 22/12/2017 23:30:51

DÉBORA RODRIGUES - À medida em que os anos vão passando, mudam nossas preocupações. Com 14 anos só falamos em festa de 15, com 18, vestibular. Depois trabalho, casamento e então, filhos. É enorme o número de amigos que estão esperando um bebê, tiveram recentemente ou estão tentando engravidar. São esses que me preocupam, quando não conseguem.

Algumas amigas só pensam nisso e mesmo sabendo que essa ansiedade pode ser prejudicial, não conseguem controlar a situação. Pesquisam tudo sobre o assunto, ficam obcecadas e extremamente tristes e decepcionadas toda vez que a menstruação desce.

Fazem tudo que diz na Internet. Colocam as pernas para cima depois da relação, comem alimentos que supostamente aumentam a fertilidade, simpatias e qualquer outra coisa que aumente a esperança de conceber esse bebê tão sonhado.

Minhas amigas relatam que todas engravidam, até as mulheres que não querem, menos elas. A verdade é que quando se quer fazer alguma coisa, você presta mais atenção em tudo que envolve aquilo. Aí fica parecendo que todo mundo consegue, menos você.

Essas inúmeras tentativas sem sucesso vão deixando a mulher ansiosa e, quanto mais o tempo passa e o bebê não vem, mais essa ansiedade aumenta. Já ouvi uma ginecologista dizendo que o casal deve tentar durante um ano e apenas após esse tempo fazer exames para ver se existe alguma dificuldade fisiológica ou não.

Vamos pensar: é apenas uma chance por mês para engravidar. Realmente temos que contar um pouco com a sorte para que essa gravidez aconteça rapidamente.

Para que essa ansiedade domine você, não deixe que este seja o único foco da sua vida. Não pare tudo para tentar engravidar. Continue saindo com os amigos, se dedicando ao trabalho, se cuidando e namorando. Sim, namorando, porque tem gente que nesse momento faz do sexo apenas um meio para se ter filho e esquece que ali existem duas pessoas que se amam.

A ansiedade traz processos químicos no seu organismo que prejudicam a fecundação, além de que, mesmo que eles sejam driblados, você não vai querer começar sua gestação com a ansiedade lá em cima e correr o risco de não curtir sua gravidez.

Tente não contar para as pessoas que você está tentando engravidar. Mesmo sem querer, isso pode gerar alguma cobrança desmedida sobre o casal. Algumas pessoas simplesmente não possuem desconfiômetro e irão te encher de perguntas todas as vezes que a encontrarem. Isso pode te trazer insegurança e a tal da ansiedade aumentar ainda mais.

A pessoa mais adequada para te ouvir nesse momento será seu parceiro. Ele estará passando pelo mesmo que você. Conversar com ele certamente aumentará a intimidade e a cumplicidade entre vocês. Não deixe que um momento tão lindo vire um fardo em sua vida.

Débora Rodrigues é psicóloga e conselheira tutelar em BD



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.