iBOM | Educadores fazem um belo e árduo trabalho em nossas escolas



140x140
Bom Despacho (MG), 23 de janeiro de 2018

Educadores fazem um belo e árduo trabalho em nossas escolas

Publicado em 09/12/2017 09:44:36

DENISE COIMBRA - No dia 29/11 fiz a abertura do encontro anual dos gestores das escolas estaduais no CESEC em Bom Despacho. Estimulados a fazerem a retrospectiva de suas realizações, os gestores das escolas Martinho Fidélis, Miguel Gontijo, Chiquinha Soares, Coronel Robertinho, Irmã Maria, CESEC, Professora Maria Guerra, Coronel Egidio, Wilson Lopes e APAE destacaram o trabalho em equipe, a parceria, o respeito ao humano e às potencialidades inerentes a cada um como pilares para que os desafios colocados à direção pudessem ser superados.

A realização da Feira de Ciências, a exibição de documentários, filmes e desenhos infantis reafirmam a potência das ferramentas pedagógicas na valorização dos talentos e interesses dos alunos, bem como o despertar da aprendizagem com alegria e satisfação, contrapontos importantes para evitar que nossas crianças e adolescentes aumentem as estatísticas de evasão escolar.

O relato de profissionais com experiência consolidada e que acreditam no papel da educação para formar cidadãos que atuem e transformem a realidade em que vivemos - ainda que submetidos ao stress elevadíssimo e condições de trabalho a desejar - é prova incontestável de que eles não recuam e nem recusam o desafio de elevar a educação a patamares internacionais. Tal e qual a Finlândia, “um dos líderes mundiais em performance acadêmica e que se destaca pela igualdade na educação, alta qualificação de professores e por constantemente repensar seu currículo escolar.”

O relato entusiasmado e contagiante de novos profissionais aponta o novo caminho que a educação precisa e quer fazer, ainda que esta siga pouco valorizada e com dificuldades na consecução do Plano Nacional de Educação, principalmente após a aprovação da “PEC do teto” que restringe os investimentos do governo federal na Educação durante os próximos 20 anos.

O encontro de Aldelaine, Amarilza, Heloisa, Ivy, Cleusa, Marli, Adriana, Lucianei, Ronaldo, Regina, Sheila, Samira Araújo, Adriana Gontijo, Graziely, Adriana, Dinha, Bete Faria, Samira, Ana Cláudia, Ana Márcia, Simone e Tida é resultado da persistência e desejo coletivo dos envolvidos com a educação nas escolas públicas em nossa cidade. A cada ano elas fazem um belo e árduo trabalho, muitas vezes sem o reconhecimento e a visibilidade que lhes é devido. Merecem o nosso aplauso todos os dias.

Essas pessoas, por meio da dedicação, da competência, da união e da solidariedade e, independente do cargo que exercem, fizeram-me relembrar Paulo Freire, o maior educador do Brasil: “Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.” Este encontro evidenciou, para mim, esta possibilidade!

Denise Coimbra é psicóloga e escritora 



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.