iBOM | Chuvas fortes de dezembro trazem perigos para todos



140x140
Bom Despacho (MG), 13 de dezembro de 2017

Chuvas fortes de dezembro trazem perigos para todos

Imagem ilustrativa
Publicado em 07/12/2017 10:10:07

FERNANDO CABRAL - Depois de um período anormalmente seco, a meteorologia prevê um dezembro com muitos aguaceiros com trovadas e raios. As temperaturas serão altas. Há perigo de inundações e a dengue será uma ameaça constante.

Em Bom Despacho junho, julho e agosto são meses de poucas chuvas. Este ano foram de chuva nenhuma. Os meses de setembro, outubro e novembro são meses de chuvas crescentes. Este ano foram de chuvas ausentes. O resultado desta seca prolongada foram plantas esturricadas, lavouras prejudicadas e rios sem água.

No entanto, entramos em dezembro com ameaça de toda a chuva que faltou nos últimos meses cair num só mês.

Nos últimos 30 anos, o mês de dezembro teve média de 203 litros de chuva por metro quadrado. Mas, a previsão para este dezembro é de que teremos 545 litros de água de chuva por metro quadrado.

Isto significa muita água num período curto. Algumas chuvas serão torrenciais. Portanto, há risco de enchentes. Há risco de a drenagem das ruas não darem conta de eliminar rapidamente toda a água que cairá.

Portanto, para evitar o pior, é necessário que cada um de nós faça sua parte. Precisamos limpar as calhas de nossas casas, limpar bocas de lobo, bueiros, ralos, drenos, canaletas. E precisamos ter muito cuidado com lixo na rua. Garrafas de PET e sacolas de plástico entopem os drenos. Por isto são a principal causa de inundação de ruas e casas.

Em dezembro, a temperatura será também maior do que a média histórica. Esta combinação de altas temperaturas com alta umidade aumenta a proliferação de bactérias, fungos, vírus e mosquitos. Por conseguinte, aumento o risco das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

O que estas previsões nos dizem é que temos um dever de casa a cumprir: eliminar os criatórios de dengue que estão dentro de nossas casas, desimpedir todos os drenos, cuidar do mofo nos armários, dirigir com muito cuidado durante as chuvas fortes, não ficar debaixo de árvores durante as tempestades e… abençoar as chuvas que encherão nossos rios e nos darão uma produção agrícola farta.

Fernando Cabral é advogado, auditor federal e prefeito reeleito de BD



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.