iBOM | Os grandes craques da Seleção do Século da nossa cidade



140x140
Bom Despacho (MG), 13 de dezembro de 2017

Os grandes craques da Seleção do Século da nossa cidade

Publicado em 06/12/2017 14:23:14

TADEU ARAÚJO - Em bela e concorrida cerimônia no salão São Vicente, dia 24/11, foram apresentadas oficialmente as seleções do século de futebol, A, B e C, de Bom Despacho. O mestre de cerimônia foi o policial Denis Carvalho. A mesa foi presidida por este cronista do Jornal de Negócios. Ela contou com as presenças do prefeito Fernando Cabral, promotor Geovani Avelar Vieira, presidente da Câmara Vital Guimarães, representante do comandante do 7º Batalhão, tenente Geraldo Renato da Silva, o sargento Antônio de Faria Morato, presidente da Liga Municipal de Esportes, o ex-jogador profissional Emerson Silva. O coronel Ricardo Belione, expoente da comissão organizadora do evento, e o empresário Ronaldo Valadares Gontijo, representando seu irmão, também empresário Ricardo Valadares Gontijo, paraninfo e o grande mecenas cuja contribuição, entre outras, tornou possível o brilho e o sucesso da iniciativa de se eleger e executar este acontecimento que movimentou a opinião pública bom-despachense.

A abertura da programação foi feita com a entrada das bandeiras: a do Brasil, conduzida por Bruna Andrade Tavares, 25 anos, medalha de ouro em natação 50m nado livre na Olimpíada Estadual das Apaes 2017. A de Minas, Gabriel Dutra de Oliveira (11 anos), craque mirim de Bom Despacho em futebol de campo e de salão. A de Bom Despacho, Lívia Araújo Alves, 14 anos, atleta destaque do vôlei local. O Hino Nacional foi executado pelos subtenentes da banda do Sétimo, os exímios instrumentistas João Ribeiro (violão) e Adnelson Macedo (saxofone)

Oradores
Usaram da palavra a Regina Rocha, representando seu pai, o capitão Roldão Ricart Rocha que, perto de chegar aos 100 anos de vida, foi escolhido como orador da turma. Falou também o prefeito Fernando Cabral que, na figura do goleiro Graia, relembrou todos os ídolos do século do futebol da Cidade Sorriso. A parte artística contou com a apresentação do radialista, comunicador e cantor Carinhoso.

Votação
Em setembro, a ideia de se eleger uma Seleção do Século em Bom Despacho foi do empresário Tom, filho do Brica. Alguns esportistas abraçaram essa iniciativa. Para sua execução ficamos à frente o policial Denis Pereira, o Deco, eu e o coronel Ricardo Belione. Trabalhamos incansavelmente na busca de parceiros, na organização do evento e no levantamento de recursos financeiros para realizá-lo. Decidimos que a escolha seria feita incialmente por um conselho de notáveis de 30 esportistas. Depois de escolhê-los a dedo, nos reunimos e eles elegeram três jogadores de cada posição, três técnicos e três dirigentes. Essa lista foi divulgada pela Internet, rádios, jornais e impressos para votação popular até meados de outubro. Votaram cerca de 4.000 pessoas. A rigorosa apuração da comissão, no entanto, teve de anular cerca de 1.500 desses votos, que não estavam de acordo com o regulamento. Apurados os cerca de 2.500 sufrágios válidos, assim ficaram as seleções A,B e C.

Todos os selecionados receberam das mãos de convidados, dirigentes e autoridades uma camisa personalizada da Seleção de Bom Despacho, inédita em nossa cidade e a correspondente e rica medalha de ouro, prata ou bronze.

Seleção A (Ouro)
Defesa:_Graia, Magno, Doni, Qualhada e Leite. Meio-campo: Julinho Moreno e Nonoia. Atacantes: Deco, Tãozico, Lúcio Padeiro e Tebinha.

Seleção B (Prata).
Defesa: Baiano, Mazarope, Paulão, Adilson e Célio Tabatinga. Meio Campo: Magela e Pitanga. Ataque: Paulo Helvécio, Jader, Tarcísio Amaral e Carlinhos.

Seleção C (Bronze)
Defesa: Laércio, Mendonça, Roldão, Mazinho e Zico Verdureiro. Meio Campo: Maleita e Ratinho. Ataque: Vitorino, Marco Aurélio, Boreia e Hermes.

Técnicos
Qualhada (Ouro), Sô Zico (Prata) e Tarcísico Campos (Bronze)

Dirigentes
Pedro Cintico (Ouro), Tarcísio Campos (Prata), Pedro de Almeida ( Bronze)

Destaques do Século
Personalidades, cujo valor, exemplos e iniciativas em favor do nosso futebol transcendem o tempo e permanecem para sempre na memória de todos os esportistas locais. Foram homenageados com placas.
Pedro Tavares Gontijo, Desportista do Século.
Roberta Fabiana Neves, secretária municipal de Esportes, a maior presença esportiva feminina do século
Dr. Paulino Gontijo Queiroz Cançado, Liderança Esportiva do Século.
Francisco Marques Gontijo – Chico Marques – Empreendedor do século, líder da construção do Estádio Chico Marques.
José Francisco dos Santos (Ranchinho) e Tarcísio José da Silva (Tarcísio Jacó) – Cronistas esportivos do século.

Na próxima semana abordarei novamente a Seleção com a apresentação de lideranças e colaboradores da realização desse evento esportivo

Tadeu Araújo é professor, escritor e fundador da ABDL



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.