iBOM | Conhecendo e relembrando escolas rurais do passado



140x140
Bom Despacho (MG), 23 de janeiro de 2018

Conhecendo e relembrando escolas rurais do passado

Publicado em 15/11/2017 12:32:53

TADEU ARAÚJO - Maria de Fátima Rodrigues foi professora de escola rural, na década de 70, na Passagem, vencendo todas as dificuldade e limitações daqueles tempos para ensinar os alunos as primeiras letras. A partir da entrevista que fiz com ela, publicada aqui no Jornal de Negócios, semanas atrás, professoras e alunos da escola Novo Ser ficaram muito interessados e tiveram um encontro com ela para ouvir ao vivo as histórias sobre o ensino daquela época heroica. A meninada de hoje se encantou com tudo que ouviram, sobretudo com o caso dos alunos que chegavam à escola montados a cavalo. Acharam o máximo as aventuras de outros que andavam quilômetros pelas estradas poeirentas ou barrentas nos tempos de chuva, atravessando córregos, às vezes cheios, e pastos repletos de gado. Um dos alunos chegou a dizer que adoraria ir para seu colégio hoje, a cavalo, como seus coleguinhas de quase 50 anos atrás. Outro desejava saber se eles tinham Internet. Sem dúvida nesse encontro os pequenos estudantes puderam conhecer histórias de tempos passados da educação pelo depoimento da professora Fátima Rodrigues, agora secretária municipal de Planejamento da nossa Prefeitura.

Recebi da Fátima um email por meio do qual assim ela se manifestou:

Após a linda reportagem sobre as professoras rurais do município, os alunos do 4º ano do Colégio Novo Ser despertaram o interesse em conhecer melhor as nossas escolas rurais. Ficaram impressionados como as crianças que estudavam com as poucas condições das escolas. Foi um choque de realidade. Você está contribuindo muito para despertar este interesse nas crianças”.

Tadeu Araújo é professor, escritor e fundador da ABDL



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.