iBOM | João Carlos, craque bom-despachense nas artes plásticas



140x140
Bom Despacho (MG), 23 de janeiro de 2018

João Carlos, craque bom-despachense nas artes plásticas

Carlos Madeira (esq) com obras suas: hiperrealismo
Publicado em 30/10/2017 17:16:29

TADEU ARAÚJO - João Carlos Madeira é filho de Antônio Luís Madeira e Maria Luíza Madeira. Desde os 5 anos de idade já mostrava seus pendores para a pintura e para o desenho. Hoje aos 43, pode ser considerado o artista plástico de Bom Despacho de maior genialidade da história. Seus quadros atingiram notoriedade internacional. Recentemente participou de uma exposição em Nuremberg, na Alemanha. Convidado por uma curadora do Rio de Janeiro, ele atingiu o ponto mais alto de sua carreira e de seu sucesso. Três obras de nosso conterrâneo estiveram expostas nesta semana, nada mais nada menos, que no museu mais famoso do mundo: o Louvre, em Paris, na França. Dali elas seguirão para Helsinque, capital da Finlândia, e por outras capitais europeias.

João Carlos trabalha muito com temas de figuras humanas e é um artista da escola do realismo. Tem produzido quadros sob encomenda. Para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, um retrato do ex-governador Alberto Pinto Coelho. Tem pinturas suas encomendadas e hoje expostas em instituições importantes de Minas, como Faemg, Fiemg, Senar, Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Num dos livros históricos de maior sucesso dos últimos tempos – “Catálogo de Aleijadinho” – encontram-se 425 figuras do mestre do barroco mineiro que ele fez sob encomenda do autor.

Hoje este gênio da pintura e do desenho de Bom Despacho é reconhecido por sua arte em sua cidade, no seu estado, no Brasil e na Europa. Ele já tem um bom mercado de venda de suas obras e, como professor, vem ensinando para alunos de todas as idades e sexos a divina arte de pintar.

João Carlos é um autodidata, aprendeu sozinho o que faz hoje com maestria. Interessantíssimas são suas figuras da série homens do campo, imortalizados em sua simplicidade de ser e de viver, gravadas em suas telas. Ele descobriu recentemente um novo caminho em suas produções usando a tinta acrílica, que dá mais colorido e beleza a seus quadros.

É João mesmo quem fala de sua carreira: “E assim vou vivendo de arte e para a arte, ensinando e compartilhando todo o meu aprendizado e conhecimento a pessoas que se dedicam à arte de pintar.”

Tadeu Araújo é professor, escritor e fundador da ABDL



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.