iBOM | Grupo organiza a escolha da Seleção do Século XX de BD



140x140
Bom Despacho (MG), 23 de janeiro de 2018

Grupo organiza a escolha da Seleção do Século XX de BD

Reunião da comissão para a 1ª fase da escolha da Seleção do Século
Publicado em 17/09/2017 11:46:44

TADEU ARAÚJO - Reunida no Sabor Brasil, às 19h do dia 9 de setembro, a comissão para escolha da seleção dos craques de Futebol do Século XX, a comissão fundadora e organizadora dos eventos, compunha-se dos seguintes membros: Tom e Renner, Professor Tadeu Araújo, representante do Jornal de Negócios, José Carlos (Deco), Dênis Pereira e Marquinho Couto. Esta equipe delineou um estatuto com as finalidades e operacionalização da programação do evento.

Objetivos

Diante das demandas sociais que se apresentam, relacionadas às necessidades de valorização do ser humano, além das carências em quantidade, diversidade e qualidade de entretenimento, lazer e cultura em Bom Despacho, esse projeto pretende proporcionar momentos de interação humana, resgate histórico esportivo local e valorização do esporte e do esportista em nossa cidade

Homenagem

O objetivo é também homenagear os jogadores de futebol bom-despachenses, seja em vida ou postumamente, através de seus familiares, pela escalação do melhor (possível) time de futebol do Século XX, perpassando escolhas por várias gerações.

Outros objetivos

Criar uma cultura de valorização dos filhos ou dos bom-despachenses adotados. Resgate da cultura histórico-esportiva na memória do futebol municipal. Motivar jovens jogadores de futebol pelo reconhecimento dos antigos talentos. Contribuir para a formação de network em torno do esporte.

Detalhes do evento

A comissão organizadora, reunida em 09/09/2017, através de cada um de seus membros, escolheu críticos e conhecedores de escol de nosso futebol, presente e passado. Cerca de 25. Nesse encontro tomaram conhecimento das normas para a escolha da Seleção do Século. Inicialmente cada um agiria como jurado, votando em 3 nomes de cada posição dos jogadores em campo. Foi-lhes entregue uma página com o formulário para essa votação. Neste domingo, 18 de agosto, às 12h, eles participarão de almoço no Sabor Brasil. A comissão receberá as papeletas de votação. Far-se-á então a contagem dos votos de cada jogador indicado. Os três mais votados de cada posição serão levados depois a público.

Participação popular

Será divulgada amplamente para o público a abertura de sua participação nesse acontecimento. A partir do dia 18/09/17, a comissão começará a receber a votação popular. Cada pessoa votará uma vez, apontando seu preferido entre os três previamente escolhidos. Essa escolha será feita por meios de comunicação e por critérios decididos pela comissão organizadora.

Resultado, honrarias e premiação

Apurada a votação popular, a comissão divulgará o resultado pela Internet, por jornais e rádios da cidade, entre eles o Jornal de Negócios e o site www.IBOM.com.br. As honrarias e premiação serão feitas num evento que enaltecerá o futebol da cidade.

Estórias do futebol

No final da reunião do dia 12/09, o mestre de cerimônias, o locutor Dênis Pereira, convidou cada um dos presentes a contar uma das inúmeras e, à vezes, hilárias estórias do futebol que cada um tivesse vivido. Apresentaram-se todos os presentes, com acontecimentos do passado, que escritos, nos dariam uma enciclopédia do nosso futebol

O futebol e a política

De minha parte contei o caso, segundo meu tio Nicolau Leite, que a pedido do prefeito Faustino Teixeira (prefeito de Bom Despacho de 1924 a 1930), pediu ao jovem Nicolau que preparasse seu time, aliás, denominado “Bom Despacho Futebol Clube”. Isto por volta de 1925. É que o prefeito queria fazer uma inesquecível homenagem ao povo de Araújos. Araújos que naquela época era fruto de disputa por Bom Despacho e Santo Antônio do Monte. Quando nosso município se desmembrou de Samonte, o governo de Minas não decidiu a que município ficaria pertencendo Araújos, por causa da ferrenha disputa entre as duas cidades.

E naquele ano, por decisão salomônica do Governo de Minas, haveria uma votação: o povo de Araújos iria escolher com quem ficaria.

Aí o Nicolau organizou seu time. O prefeito convidou para uma partida aqui um time de Araújos. Convite aceito, jogo marcado para um domingo à tarde. De manhã, nossa cidade e o distrito, disputado por Samonte e Bom Despacho, engalanaram-se para um grande congraçamento. Centenas de cavaleiros com o prefeito à frente, marcharam até a Cruz Quebrada, onde receberam com festas a embaixada de Araújos com seus craques e enorme quantidade de acompanhantes. A comitiva entrou na cidade recebida com aplausos pela população. E o povo de Araújos foi tratado a pão-de-ló. Boas acomodações, um big almoço. À tarde, a partida. Antes, uma reunião secreta do Faustino Teixeira – prefeito – com o time do Nicolau. Ele recomendou:

- Pelo amor de Deus, vocês não podem ganhar. Têm de perder, pelo menos por uns 3x0, senão nós é que vamos perder o distrito de Araújos pra Santo Antônio. Isso não pode acontecer!

Final do jogo: Araújos 3x0 Bom Despacho.

E na votação do mês seguinte pra ver com que ficava o distrito: Bom Despacho 1x0 Santo Antônio .

Foi assim que um jogo de futebol virou ato de diplomacia. Aquele BD Futebol Clube x Araújos F. C. foi decisivo para os dois lugares, num jogo da política do Oeste de Minas Gerais, lá pelos idos de 1925.

Tadeu Araújo é professor, escritor e fundador da ABL



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.