iBOM | Os sonhos e a força de 14 estudantes da Escola Irmã Maria



140x140
Bom Despacho (MG), 23 de novembro de 2017

Os sonhos e a força de 14 estudantes da Escola Irmã Maria

Publicado em 12/09/2017 12:59:46

DENISE COIMBRA - Este poema a seguir foi escrito por três alunos da Escola Irmã Maria. E foi utilizado como motivador para uma roda de conversa com 14 alunos do 9º ano da mesma escola onde participo de um Projeto de Incentivo à Leitura em parceria com a Professora Sinara.

Orgulho de ser brasileiro
Oh! Brasil terra querida,
Em versos eu vou falar
Tem vários pontos turísticos
Que agora eu vou citar
Tem o Cristo Redentor
Imagem linda de olhar.

Brasil, país gigante
Tem seu espaço cultural
Tem suas festas tão boas
Uma delas é o carnaval.

Nossa capital Brasília
Seu projeto é uma beleza
Também tem a floresta Amazônica
É um fenômeno da natureza.

O Rio São Francisco
Percorre vários estados
Só barulho das águas
E dos pássaros encantados

Pedro, Eduardo e Jefferson
Eles são grandes parceiros
Nós três somos estudantes
Temos orgulho de ser brasileiro!
(Pedro Victor, Eduardo Fernando e Jefferson)

Pedro, Eduardo, Jefferson, Érika, Gabriela, Maisa, Tallys, Rafaela, João, Caio, Marcos, Felipe, Vitória Eduarda, Vitória, sentem-se orgulhosos, mas também sentem-se envergonhados com o que vem acontecendo no Brasil. O descaso do governo com a educação e a saúde, a corrupção, a falta de empregos e a ausência de projetos nas áreas de esporte, arte e cultura que cheguem até eles.

Os sonhos e desejos que cultivam? Gostariam de participar de debates na escola sobre o futuro dos jovens no Brasil. Têm vontade de ir ao cinema, estudar música e arte. Praticar esportes. Dentro ou fora da escola. Almejam encontrar meios de ajudar outros jovens que estão “no caminho das drogas”. Querem ser dentista, médica, músico profissional, ter um emprego que lhes dê condições de formarem uma família e terem uma vida honesta e digna. Motivos para frequentarem a escola? “Porque quero, porque sou obrigado, porque desejo aprender, para conseguir um emprego melhor, para ampliar minhas possibilidades de vida”. Sugerem aulas mais dinâmicas, menos repetitivas. Aumentaria a curiosidade sobre o saber.

No salão nobre da Escola Irmã Maria, a palavra mais falada foi aprender e o desejo prevalente foi a vontade de falar. Ao meu lado e à minha frente, senti a potência e a criatividade necessárias à criação de alternativas para um ensino e aprendizagem mais dinâmico, criativo e significativo.

Ao escrever este artigo senti vontade de mostrar o que o poema não registrou. As mazelas e as mentiras que nos contaram sobre o que é ser brasileiro. A pior delas foi a invenção do dia da Independência do Brasil. Mas esta é outra história, a que poucos conhecem, leram ou querem saber. Motivos de orgulho por ser brasileira? Ainda tenho. O mais recente? Veio até mim, durante a roda de conversa na Escola Irmã Maria. Pulsante no coração dos 14 jovens e soprada aos meus ouvidos, a poesia de Yeats: “eu espalhei meus sonhos debaixo dos teus pés. Pise com cuidado porque você caminha sobre os meus sonhos...”

Denise Coimbra é psicóloga e escritora



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.