iBOM | Fim das lixeiras de esquina nas ruas de Bom Despacho



140x140
Bom Despacho (MG), 22 de setembro de 2017

Fim das lixeiras de esquina nas ruas de Bom Despacho

Publicado em 25/08/2017 07:03:03

FERNANDO CABRAL - Portanto, tudo que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles. – Sermão da Montanha. Mateus, 7:12.

Na hora de colocar o lixo para o caminhão coletar, todo mundo quer uma lixeira por perto. Mas não perto demais. Não na sua porta. De preferência, na porta do vizinho.

A consequência disto é desastrosa. Primeiro, porque cria rixa entre vizinhos. Cada um reclamando que o outro suja sua porta. Segundo, porque desperta em alguns uma atitude irresponsável de colocar o lixo para fora a qualquer hora pois o incômodo será para o vizinho. Terceiro, porque deixa a cidade feia. Quarto, porque atrai animais que acabarão por destroçar as sacolas e espalhar lixo pelas ruas.

Por isto a prefeitura retirará todas as lixeiras de coleta do lixo doméstico. O trabalho já começou no bairro São José.

De agora em diante, o lixo deve ser colocado na frente da própria residência que o gerou. Não na esquina, não na frente da casa do vizinho. A sacola deve ser pendurada num gancho colocado no muro, na parede, na grade. A altura deve ser em torno de um metro e meio a fim de evitar que animais a alcancem.

Como sempre, o lixo só deve ser colocado para fora meia hora antes de o caminhão passar, e nunca aos sábados e domingos. E todos devem se lembrar: segundas, quartas e sextas, lixo molhado; terças e quintas, lixo seco.

Nos prédios, o lixo deve ser colocado em contêineres. Também estes devem ficar guardados até meia hora antes de o caminhão passar. Como sempre, molhados nas segundas, quartas e sextas; secos nas terças e quintas.

No cuidado com o nosso lixo, cada um de nós deve adotar esta regra de ouro que Confúcio nos deixou faz mais de 2500 anos: não façais aos outros aquilo que não quereis que vos façam.

Não queremos que os outros coloquem lixo na nossa porta. Então não devemos colocar nosso lixo na parta do outro. Esta é a regra de ouro da coleta de lixo que a prefeitura está propondo para que todo cidadão de bem adote, cultive e divulgue.

Fernando Cabral é advogado, auditor federal e prefeito reeleito de BD



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.