iBOM | Divergências são oportunidades de aprendizado



140x140
Bom Despacho (MG), 21 de setembro de 2017

Divergências são oportunidades de aprendizado

Imagem ilustrativa
Publicado em 20/04/2017 07:37:04

DÉBORA RODRIGUES - Relacionamentos são muito complicados. Sobre isso, todos nós concordamos, penso eu. Meus pais são as pessoas com as quais eu mais convivi na vida. Morei com eles praticamente ela toda e, mesmo assim, tivemos tempestades por nosso caminho. Normal.

Com meu irmão foi a mesma coisa e olha que fomos criados pelas mesmas pessoas. Altos e baixos, algumas briguinhas e, no fim, tudo na boa.

Amigos, podemos contar nos dedos, não é mesmo? Sorte de quem morrer tendo pelo menos um. Eu me considero sortuda. Tenho alguns bons amigos que me acompanham há anos, outros há nem tantos anos assim, mas ambos estarão comigo sempre. Quem nunca brigou com um amigo? Se desentendeu ou divergiu de opinião?

No trabalho, então, é sempre complicado. Várias pessoas completamente diferentes, cada uma com sua história, sua opinião e seu olhar. Muito difícil não dar algum tipo de conflito.

Aí você resolve dividir sua vida com outra pessoa. Muda de casa, algumas vezes de cidade. Aí todas aquelas manias suas muitas vezes não agradam ao outro e vice-versa. Você quer fazer assim e seu parceiro assado. Coisas que parecem pequenas tornam-se grandes e desentendimentos podem acontecer.

Ainda não sou mãe, mas dizem que filho é o amor maior dos pais. Mesmo amando tanto, que pai nunca teve algum tipo de briga com o filho?

Todas essas pessoas que exemplifiquei são pessoas que amamos. Algumas aí, as que mais amamos na vida. Nos desentendemos porque cada um tem uma bagagem, cada um vê as coisas com seu olhar. Somos seres humanos, perfeitamente imperfeitos. Ao nos relacionarmos, é assim.

Porém, são nessas divergências que aprendemos e crescemos. Começamos a entender nossas diferenças e a conviver com elas. Se colocarmos em nossas cabeças que é direito do outro ter suas opiniões e manias, as coisas ficam mais fáceis de serem levadas.

Não é fácil relacionar-se, mas é prazeroso. Se tem amor, tenha respeito e cuidado que tudo florescerá.

Débora Rodrigues é psicóloga e conselheira tutelar em BD



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.