iBOM | José Pessoa, um ser humano e profissional de muitas qualidades



140x140
Bom Despacho (MG), 19 de novembro de 2017

José Pessoa, um ser humano e profissional de muitas qualidades

José Pessoa com a esposa Maria, filhas e netos
Publicado em 01/04/2017 20:30:02

TADEU ARAÚJO - Dr. José Pessoa, dentista, completou mais um ano de vida no dia 28 de março. Desta vez em tratamento num hospital em Belo Horizonte, com a certeza de que em breve estará recuperado em casa. Os que o conhecemos de longa data podemos identificá-lo como grande ser humano que ele sempre foi.

Com seu carisma e simpatia acentuadas é mestre na arte de fazer amigos. Amigos de infância. Da juventude e da idade adulta. Me permitam a liberdade, mas eu o tenho como um sujeito muito legal. De fácil e agradável convivência com todos que têm o prazer de o conhecer.

José Pessoa nasceu em Bom Despacho, em 28/03/34. Estudou no Coronel Praxedes. Depois no Colégio São Geraldo em Divinópolis. A seguir no Ginásio Estadual de Bom Despacho. Continuou seus estudos no Colégio Mineiro em Belo Horizonte. Fez o pré-vestibular em BH e foi aprovado na primeira turma do curso de Odontologia em Diamantina. Curso iniciado em 1957 e concluído em 1959.

Filho de José Cândido Pessoa (José Candinho) e Flaviana Marques Gontijo (Lica do Zé Candinho). Eram 9 irmãos. Meus muito caros vizinhos pras bandas do Raposo. Hoje, lá, José Pessoa curte intensamente seu sítio – o seu Ranchinho. Ali tem oportunidade de exercer outra arte com que Deus o premiou – a arte de fazer amizades incríveis com os animais, de todos os naipes. De serpentes e pássaros a mamíferos selvagens. Mas isso é outro detalhe na vida dele que me encanta e que será mais tarde um capítulo especial desta coluna.

Ao se formar, pensou em três opções de trabalho: Brasília, Divinópolis, e Bom Despacho, mas o destino o fez optar por Araújos. Nesta época, exercia também a profissão de professor de Geografia, Biologia e Ciências nas cidades de Araújos e Perdigão. Fez o curso de Pedagogia em Divinópolis e foi diretor do Ginásio em Araújos, onde se casou com Maria José Campos Pessoa, cujo gênio cordial em nada perde para o Zé Pessoa, no dom de conquistar belas amizades.

Casou-se com Maria e moraram em Bom Despacho e Araújos, até ficarem definitivamente em Bom Despacho e constituírem família. São três filhas, Juliana, Suzane e Flaviana, e sete netos, Júlia, Ana Cláudia, e Melyna (da Juliana), Rafael e Laura (da Suzane) e Gabriel e Daniel (são norte-americanos, da Flaviana).

Em Araújos exerceu a profissão de cirurgião-dentista na Escola Ribeiro Pena e no seu consultório particular. Aos sábados atendia as pessoas carentes e o Zé da Lica tinha grande satisfação em poder ajudá-las.

Homenagem

Recentemente o Dr. José Pessoa recebeu grande homenagem pelos serviços prestados à humanidade na sua profissão. Profissão que exerceu por 40 anos e meio, ininterruptamente até se afastar. Uma homenagem do CRO – Conselho Regional de Odontologia. Ocasião em que, com alguns outros colegas, num elegante coquetel, ele recebeu medalha e diploma de honra ao mérito pelo grande profissional que foi.

Nós seus amigos e familiares o cumprimentamos pela merecida homenagem e hoje abro um espaço para consagrá-lo como Personagem da Semana nas páginas do Jornal de Negócios.

Tadeu Araújo é professor e escritor



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.