iBOM | João Paulo e Fabiana Araújo, exemplos de solidariedade em BD



140x140
Bom Despacho (MG), 19 de novembro de 2017

João Paulo e Fabiana Araújo, exemplos de solidariedade em BD

Fabiana Queiroz Araújo e o fotógrafo João Paulo da Silva
Publicado em 27/03/2017 19:34:46

TADEU ARAÚJO - São meus personagens desta semana a jovem psicóloga Fabiana Queiroz Araújo e seu namorado, o fotógrafo e diagramador João Paulo da Silva. Eles se viram diante de uma enfermidade rara, o Angioedema Hereditário, que está assumindo proporções graves em Bom Despacho. O comum é haver um caso para cada 50 000 pessoas. Num trabalho sério de pesquisa, João e Fabiana registram surpresos que aqui há 34 casos da doença. Por conta própria puseram mãos à obra e entraram em contado com as pessoas e famílias afetadas. Deflagraram então um programa de conscientização e criação de meios para minimizar a situação dos afetados por esse mal, cujos sintomas e tratamento são muitas vezes desconhecidos por parte até dos médicos.

João e Fabiana, então, procuraram a Associação Brasileira de Portadores do Angioedema Hereditário em São Paulo. Acertaram com a vice-presidente dessa associação sua vinda a Bom Despacho. Raquel Martins Oliveira, juntamente com a filha, é portador da doença e convive com ela. Raquel estará aqui com o médico Gustavo Fuzaro, especialista em Angioedema, dia 8 de abril, para uma palestra sobre o assunto dirigida a portadores da enfermidade, à população, médicos e órgãos públicos de saúde.

Meus dois jovens e dedicados personagens procuraram também o Lions Clube e a Secretária Municipal de Saúde, obtendo grande apoio, inclusive visando à criação de uma UTI, imprescindível nos casos mais agudos de  Angioedema.

Hereditariedade

Essa enfermidade, como já diz o nome, tem origem hereditária. Acomete seus portadores pela ineficiência ou quantidade inadequada do inibidor C-1- esterase no organismo. O quadro clínico é caracterizado por episódios espontâneos de inchaços em extremidades, face, faringe e também órgãos internos, onde os pacientes manifestam fortes dores, acompanhadas de vômitos e diarréias. Nos casos em que o portador esteja acometido por edema na laringe, faringe, língua ou pescoço há risco de asfixia e óbito.

Foi o que aconteceu com a irmã de João. Daniela Aparecida Pereira Silva, agente de saúde do PSF São Vicente, aos 29 anos veio a falecer em 25/12/12, vítima do quadro clínico acima descrito. Na família de João, o pai dele, operador de tratores da Prefeitura, e muitos de seus irmãos e filhos são portadores da doença. Meu personagem da semana, João Paulo da Silva, e seu filho que por hereditariedade poderiam estar enfermos, não contraíram a doença.

João Paulo e sua namorada Fabiana Queiroz Araujo estão aí cheios de saúde, de iniciativas e de solidariedade em busca de dias melhores, via identificação e tratamento para os portadores do Angioedema Hereditário.

João e Fabiana, Bom Despacho aplaude e reconhece vocês dois como exemplos daquilo que de melhor um ser humano pode produzir em termos de solidariedade ao próximo. Na galeria de meus personagens da semana seus nomes hão de ocupar sempre lugar bem alto no patamar da cidadania.

Palestras sobre Angioma

João Paulo da Silva e Fabiana Queiroz Araújo estão convidando para a reunião de pacientes e médicos, profissionais de saúde e interessados em geral a ser realizada no dia 8 de abril de 2017, no Lions Clube de Bom Despacho, às 13 horas.

Aos interessados pede-se o favor de confirmar presença até dia 5/4/17, pelo telefone 98807-2641 (Fabiana)

Tadeu Araújo é professor e escritor



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.