iBOM | Como está a relação da sua família com a tecnologia atual?



140x140
Bom Despacho (MG), 21 de setembro de 2017

Como está a relação da sua família com a tecnologia atual?

Imagem ilustrativa
Publicado em 10/03/2017 09:36:42

DÉBORA RODRIGUES - Muitos pais me perguntam como fazer com o embate entre crianças X tecnologia. Reclamam que a criançada só fica no tablet, celular ou computador, jogando, no WhatsApp ou assistindo desenhos.

Bem, o primeiro ponto é colocar a mão na consciência e ver como toda a família se relaciona com a tecnologia. Seu companheiro (a) chega em casa do trabalho e faz o quê? Fica no WhatsApp, vai responder os e-mails do trabalho ou conversar com você, curtir sua companhia e a dos seus filhos?

Você, quando pode, acorda de manhã, toma café com sua família olhando nos olhos de cada um? Ou acorda, liga a Internet e toma café conferindo o Instagram? Simplesmente balança a cabeça fingindo que está prestando atenção no que seu filho está falando?

Uma vez vi um cara contando que sua filha se posicionou atrás do celular dele e disse: “papai, para você me olhar, eu preciso ficar aqui, atrás do seu celular”. Isso é triste. Muito triste! Como vamos cobrar de nossas crianças um bom relacionamento com a tecnologia se nós não temos?

A tecnologia não deve ser nossa inimiga e sim nossa aliada. Nós é que a empurramos na vida das crianças. Não faz mal deixar que ela fique no celular assistindo “Pepa” ou “Galinha Pintadinha” para que você possa almoçar com tranquilidade. O que não podemos é deixar que esses desenhos, games e afins sejam a principal atividade dela. E vamos combinar uma coisa? Deixe que a criança tenha acesso apenas às coisas permitidas para sua idade, tá?

Devemos sim introduzir a tecnologia na vida das crianças. Afinal, ela está presente em tudo. É só lembrar que nada em excesso é bom. Vamos dosar e dar exemplo que tudo ficará bem no embate entre crianças X tecnologia.

Débora Rodrigues é psicóloga e conselheira tutelar em BD



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.