iBOM | Pais precisam acompanhar a vida escolar dos filhos



140x140
Bom Despacho (MG), 21 de setembro de 2017

Pais precisam acompanhar a vida escolar dos filhos

Imagem ilustrativa
Publicado em 03/03/2017 19:12:50

DÉBORA RODRIGUES - Como membro do Conselho Tutelar, acompanho de perto as escolas. Sempre ouvi reclamações dos meus amigos educadores no que diz respeito a não participação dos pais na vida escolar dos filhos.

Escola é lugar de adquirir conhecimento e, através do conhecimento, adquirimos educação. Portanto, não podemos dizer que escola não educa. Educa sim, mas isso não faz dela responsável pela educação dos nossos filhos.

Além de educar, os pais têm responsabilidade sobre os filhos em todos os aspectos. Sendo assim, é obrigação deles acompanhar a vida escolar. Já ouvi uma mãe dizendo que não atende o telefone da escola quando ligam para ela por que “elas que se virem” com seu filho. Já ouvi pai dizer que a escola tem obrigação de “dar conta” do filho dele.

Gente, as coisas não são assim. A escola deve sim ser atendida e ouvida todas as vezes que for necessário. O filho é seu e ele tem direito e merece uma família presente. Se os pais não participam da vida escolar do filho, não terão como cobrar da escola que faça seu trabalho direito. Seu filho provavelmente passa a maior parte do seu dia lá e é um absurdo se você não fiscaliza e verifica um local que seu filho fica tanto.

É comprovado que quando os pais acompanham os filhos em suas atividades, eles têm melhor desempenho nelas e maior frequência.

As escolas de públicas Bom Despacho, principalmente as municipais, estão fazendo um trabalho maravilhoso com nossas crianças. Vamos valorizar e fazer nossa parte para que os educadores continuem acreditando nessa profissão tão linda.

Acompanhar de pertinho a vida escolar de seu filho é mostrar cuidado, e cuidado é amor.

Débora Rodrigues é psicóloga e conselheira tutelar em BD



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.