iBOM | Responsabilidade social é decidir o que é melhor para todos



140x140
Bom Despacho (MG), 23 de novembro de 2017

Responsabilidade social é decidir o que é melhor para todos

Imagem ilustrativa
Publicado em 01/03/2017 10:24:22

FERNANDO BRANCO - Todos conhecem a famosa frase "com grandes poderes vêm grandes responsabilidades". Ela remete ao super-herói Homem-Aranha. A frase foi dita pelo tio Ben, que era tio de Peter Parker, mas, na verdade, foi cunhada pelo criador do Homem-Aranha, Stan Lee.

A frase reflete, também, o pensamento do prestigiado filósofo Augusto Comte, no sentido de que todo aquele que detém alguma forma de poder deve agir de maneira a beneficiar a sociedade, e não a si mesmo. É a chamada responsabilidade social.

A responsabilidade social, na verdade, não remete somente àqueles que detêm o poder. Remete a todos nós, como sujeitos de direito e de deveres na sociedade. Assim, todos temos deveres para com a comunidade em que vivemos e a sociedade em geral.

Isso porque o conceito de responsabilidade social se fundamenta no princípio de que toda ação individual sempre tem algum reflexo (positivo ou negativo) na vida coletiva. Assim, a responsabilidade social se concretiza por meio de atitudes, comportamentos e práticas positivas e construtivas, que contribuem para a melhoria da vida de todos.

E, quando se fala em política, a responsabilidade social ganha contornos ainda mais importantes. Aqueles que detém poder político devem cultivar este conceito dia-a-dia, já que são eles que decidem os rumos da sociedade, em âmbito municipal, estadual ou federal.

Assim, aquele político que se opõe, cegamente, às medidas adotadas por seu adversário político, não age com responsabilidade social, porque, antes de decidir para si, deve decidir o que é melhor para todos. Afinal, o mandato não é um alvará para fazer o que bem quiser, mas, sim, para fazer valer a vontade do povo.

O político que toma decisões com irresponsabilidade social fere de morte a soberania popular e se apropria de forma indevida de um poder conferido democraticamente pelo povo que o elegeu.

Fernando Branco é servidor público estadual e vereador em BD



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.