iBOM | Ivone Cardoso: 7 anos a serviço do Asilo São José em BD



140x140
Bom Despacho (MG), 21 de setembro de 2017

Ivone Cardoso: 7 anos a serviço do Asilo São José em BD

Ivone Cardoso
Publicado em 25/02/2017 12:55:55

TADEU ARAÚJO - Ivone Cardoso é a minha escolhida esta semana para compor a galeria de meus personagens da semana. Ivone, hoje, tem seu nome gravado na história da cidade por seu trabalho humanitário de vulto, sete anos à frente do Lar do Idoso de Bom Despacho.

No dia 16 de novembro de 2010, recebeu as visitas da Nina, Mirtes e Majela convidando-a para assumir a presidência do Asilo São José. Ficou emocionada! Nunca almejara nenhum cargo assim de tanta responsabilidade! Ficou até envaidecida com as palavras da Nina!

Perguntou-lhes então: - Por que eu? Não tenho ligação nenhuma com a instituição e fiquei muito surpresa com esse convite de vocês!

Aí lhe disseram:- Você deu conta de criar seus filhos, ser professora, fazendeira e nós admiramos muito sua administração.

Falaram também para a Ivone que o asilo precisava de um choque de gestão, fazer mudanças e que ela era uma pessoa bem corajosa.

Comunicou-lhes, então, que participaria, não como presidente, por falta de experiência, mas topou entrar na chapa do Majela como tesoureira. Nesta função ela aprendeu muito. Depois assumiu a presidência em dois mandatos consecutivos – gestões 2012 a 2014 e 2015 a 2017. Agora ela está saindo da presidência, mas continuará na chapa junto com a sua equipe. - Se Deus me permitir, continuarei meus trabalhos como voluntária. Até aqui conseguimos fazer várias e proveitosas mudanças em prol da instituição e seus assistidos.

Ivone concluiu: - Estou saindo da presidência com o coração transbordando de alegria, por ter conseguido, juntamente com meus companheiros, realizar tantas coisas em benefício dos nossos idosos.

Em sua administração, com a participação de tantas pessoas solidárias, conseguiu-se a manutenção da instituição apesar das grandes dificuldades que surgiam no dia a dia. Com amor e fé na causa que abraçaram, elaboraram e executaram alguns projetos de melhorias para o Asilo e seu funcionamento. Entre as conquistas, destaco:

• Horta, manutenção e plantio de hortaliças e verduras que proporcionam alimentação variada e farta para os assistidos;

• Reforma da rampa de acesso interno para melhoria da acessibilidade;

• Circuito interno de câmara em sistema fechado;

• Projeto Alimentação Saudável, implantado em parceria com o Mozart Lúcio da Acibom, Milton Teixeira e o Nego do Geraldo do Tõe e todos os doadores de carne, leite e dinheiro;

• Compra de máquinas e equipamentos com verba obtida através de dois deputados;

Durante a gestão de Ivone, foram realizados vários eventos como Forrozão do asilo, bazar, rifa do boi e do quadro, campanhas de doação de fraldas e alimentos. Além disso, o Asilo também participou como parceiro de eventos como Festigarte, réveillon, festa junina, futebol solidário, rifas e bingos beneficentes.

- Só conseguimos participar de tantos eventos porque contamos com muitos voluntários que abraçaram esta causa, nos últimos sete anos - ressalta Ivone.

O Asilo implantou também o “Troco Solidário” em supermercado da cidade e nas agências do Sicoob Credibom, além de fazer parceria com outras instituições locais.

Eis a equipe que esteve junto com a Ivone em tantas atividades em prol do Asilo: Diva Gê Acaiaba, Maria de Lourdes Cardoso Vasconcelos, Geraldo Majela de Araújo, Maria Marta de Araújo Gontijo, Romeu Delgado Araújo, Maria Creusa da Silva Gontijo, Lucinha Araújo, Ana Maria Gomes de Miranda, Tota, Maria José Araújo, Fátima Araújo e Sônia Pimentel.

Ivone apoiou a chapa única que foi eleita para um mandato de dois anos. O plano da nova equipe é continuar os projetos iniciados e adequar a instituição aos padrões exigidos por lei.

As eleições no Asilo foram realizadas dia 21 de fevereiro concorrendo uma única chapa. A presidente eleita é Diva Gê Acaiaba, cuja experiência e dedicação garantirão um futuro cada vez melhor para o Lar do Idoso de Bom Despacho. Os elementos que compõem sua equipe são basicamente os mesmos que vêm dirigindo o Asilo com tanto acerto nos últimos sete anos, equipe da qual farei parte com muita satisfação.

Tadeu Araújo é professor e escritor



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.