iBOM | Nestas férias tire um tempo para dar mais atenção ao seu filho



140x140
Bom Despacho (MG), 21 de setembro de 2017

Nestas férias tire um tempo para dar mais atenção ao seu filho

Imagem ilustrativa
Publicado em 25/01/2017 19:34:04

DÉBORA RODRIGUES - As férias dos pequenos estão acabando. Esta será a última semana de descanso deles. E você, já tirou um tempinho para seus filhos nesse período? A rotina deles é tão cansativa quanto a nossa. É escola, inglês, escolinha de futebol, luta, natação, aula de música... muitas vezes, eles são obrigados a se dedicar a mais tarefas que nós adultos.

Sendo assim, ao contrário do que muitos pensam, as férias deles são sim merecidas. Nelas, eles devem ter tempo de brincar e descansar o quanto puderem. Penso que a volta às aulas para alguns é tão sofrida, não pela escola ou pelos estudos em si, mas sim por causa dessa retomada de rotina e, principalmente, pelas incertezas que o novo traz.

Mesmo que as atividades continuem as mesmas, poderá haver mudanças nos dias, nos professores, nos coleguinhas, nos locais onde elas se realizavam... é uma vida diferente daquela a que eles estavam acostumados.

Uma forma de ajudar nesse medo do novo é colocando para a criança o lado positivo da nova rotina. Mostre-a como será legal fazer novos coleguinhas, conhecer novos professores e novos lugares.

Ir trabalhando com a criança nas férias como será sua nova rotina, ajuda. E também é uma forma dela aprender sobre tempo e espaço. Explique-lhe o que ela fará na segunda, na terça e assim por diante. Se der para fazer um calendário com figuras, será de grande valia.

Não apenas as crianças ficam estressadas com a nova rotina, mas também os pais. Por isso é essencial que eles demonstrem para os filhos que ficará tudo bem, todos se adaptarão.

Já que a “nova” vida vem aí, caso você ainda não tenha tirado um tempo para seu filho, para que ele brinque e relaxe, ainda dá para fazer isso. Que tal dedicar-se o máximo possível ao seu pequeno nos próximos dias?

Débora Rodrigues é psicóloga e conselheira tutelar em BD



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.