iBOM | Álbum dos 50 anos do antigo Ginásio Industrial de BD



140x140
Bom Despacho (MG), 21 de setembro de 2017

Álbum dos 50 anos do antigo Ginásio Industrial de BD

Publicado em 20/12/2016 17:37:21

TADEU ARAÚJO - No final dos anos 50 do século XX, foram criados no Brasil os chamados Ginásios Estaduais pelo Plano de Educação Nacional, com influência (não sei se acordo) do Brasil com a USAID – modelo de desenvolvimento industrial dos Estados Unidos. Em Bom Despacho, essa novidade começou a funcionar em 1966. A primeira turma cumpriu seu currículo de 1ª série nas dependências do Pré-Seminário e seu currículo de um ano foi acelerado e cumprido em seis meses.

Profissionalização

A nova escola, além de abrir dezenas de vagas para adolescentes, prometia caminho para sua profissionalização, já que, além das matérias comuns do currículo escolar, o estabelecimento contava com a cadeira de Artes Industriais, sob a orientação da professora Rosa Araújo, Rosa do Lolô. Numa oficina variada e cheia de recursos, os jovens de ambos os sexos aprenderiam princípios de Cerâmica, Eletricidade, Marcenaria, Funilaria e Artes Gráficas.

Padre Antenor e Jacinto Guerra

Duas lideranças se destacaram na criação da escola. O padre Antenor Nunes Pimentel, em nome da paróquia, deu uma contribuição decisiva para a instalação do Ginásio: doou um imóvel em construção no Bairro de Fátima, que seria a futura sede de um orfanato, para o estado acomodar o novo estabelecimento de ensino recebido com muita euforia pelos bom-despachenses. Em 1967, a construção já estava concluída e pronta para atender aos fins a que se propunha. Outro líder foi o professor Jacinto Guerra, primeiro diretor que coordenou a fundação e instalação do ginásio.

Homenagem fotográfica e histórica

Achei que agora minha coluna poderia prestar uma homenagem a esta escola – hoje denominada Wilson Lopes do Couto – no seu cinqüentenário, levando a meus leitores nomes e fotos dos primórdios de sua fundação. Depois de muitas pesquisas, entrevistas, contatos e apoio de pessoas daquela época, eis o que pude trazer para resguardar a memória histórica e visual dos princípios do Ginásio Estadual.

Os fundadores do Ginásio Industrial: 1966/67

(50 anos depois, não foi possível levantar todos os nomes dos pioneiros da escola, por isso nem todos vão constar da lista de hoje, que poderá ser completada com ajuda de meus leitores)

Padre Antenor Nunes Pimentel – doador do imóvel da paróquia.

Diretor: Jacinto Guerra

Secretário: Tadeu de Araújo Teixeira

Primeiros Professores

Artes Industrias: Rosa Araújo Cardoso

Matemática: Paulo de Tarso Teixeira

História: Clarinda Guerra e Aurélio Carlos Silva Maia

Inglês: Dorvelino Alves de Azevedo

Francês e OSPB: Padre Vicente Rodrigues Araújo

Português: Elvino Paiva de Oliveira e Tadeu Araújo

Outros professores

Padre Robson Teixeira Campos, Zeli Resende, Edna e Clarinda Guerra e outros que não consegui determinar, cujas lacunas ficam para serem preenchidas futuramente.

Alguns alunos da 1º turma (1966)

Maria de Lurdes Rodrigues, Aloísio Sebastião do Couto e Maria Antonieta Anacleto (veja fotos).  Lena do Sô Joaquim – depois professora das classes anexas, Maria José Vilaça, Betise e Cecelma do Tito Cardoso, Audinha Lobato, Bete do Simeão, hoje moradora do Vale do Amanhecer, Roberto, irmão do Raul do Supermercado, Manoel do Antônio Ferreira, Fatinha do Arísio, Vânia do Zé da Inhá, Carlos Henrique do Zé Pessoa (fotógrafo.)

Mensagem final

Fica minha homenagem e a do Jornal de Negócios ao Ginásio Industrial, agora Escola Estadual Wilson Lopes Couto e a todos que guardam no coração as saudades e na memória muito orgulho de terem feito e de fazerem parte dessa instituição cinqüentenária, que desponta ainda hoje como uma das mais brilhantes instituições educacionais de Bom Despacho.

Parabéns à atual diretora Marli Araújo que, com seus auxiliares, professores, funcionários, tem feito brilhar cada vez mais alto o nome e a glória dessa escola cinquentenária.

Tadeu Araújo é escritor e professor em BD



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.