iBOM | Ensine seu filho desde pequeno a não mentir jamais



140x140
Bom Despacho (MG), 21 de setembro de 2017

Ensine seu filho desde pequeno a não mentir jamais

Imagem ilustrativa
Publicado em 11/11/2016 10:09:28

DÉBORA RODRIGUES - Durante um bom tempo, as crianças não têm discernimento sobre a importância de não mentir. Elas misturam muito a verdade, a mentira e a fantasia. Como sempre, cabe a nós adultos ensiná-las tais conceitos. Durante seu desenvolvimento e conforme vão amadurecendo, as crianças vão conseguindo construir essas ideias e aplica-las no dia a dia.

Mesmo que ainda seja muito pequena e não consiga distinguir fantasia de realidade, é importante que desde sempre se explique para a criança tais diferenças. Quando pegá-la “mentindo”, mostre-lhe que isso é errado e que traz consequências ruins. É necessário que a criança comece a entender que caso minta, ninguém confiará nela e isso não é legal, nem de longe. Deixe muito claro para seu filho que quando ele mente você desaprova e fica triste e que quando ele fala a verdade, você o admira.

Porém, como sempre, o que vai prevalecer na conduta do seu filho é o exemplo. A criança irá perceber se você a ensina a não mentir, mas mente. Não adianta nada dar-lhe bronca quando ela não fala a verdade se mais tarde você vai pedir a ela para atender ao telefone e dizer que você não está em casa quando na verdade está. Isso irá confundi-la e fazer com que ela perca a noção entre verdade, mentira e fantasia. Conceitos difíceis que ela está assimilando agora e você não está ajudando em nada nesse processo. Caso a criança perceba que ninguém à sua volta mente, a tendência dela será repetir tal comportamento.

Observe bem: crianças de três anos têm dificuldade nesses conceitos, mas uma de dez, provavelmente, estará de fato mentindo e consciente disso. Lembre-se: cada esforço que você fizer no que diz respeito à educação do seu filho valerá a pena.

Débora Rodrigues é psicóloga e conselheira tutelar em BD



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.