iBOM | Juntos vamos acabar com o racismo que nos assombra



140x140
Bom Despacho (MG), 19 de novembro de 2017

Juntos vamos acabar com o racismo que nos assombra

Publicado em 04/11/2016 12:48:37

DÉBORA RODRIGUES - No dia 21/10 tive a honra e o prazer de ser jurada no primeiro “Miss Beleza Negra” de Bom Despacho. A iniciativa foi de Sílvio Gabriel, membro da “Associação Quilombola Carrapatos da Tabatinga”. Gabriel conta que a Associação estava muito parada em termos de eventos e seus membros perceberam que precisava de movimentação. Com isso, fizeram no ano passado um desfile interno, apenas para os membros. Como o evento deu certo, Gabriel decidiu que em 2016 faria algo que desse para convidar a comunidade.

Chegando a época de organizar tudo, Gabriel saiu às ruas com a cara e a coragem para pedir patrocínio. E não é que as pessoas aderiram à ideia? Ele foi conseguindo parceiros e percebeu que tinha a faca e o queijo na mão para fazer um evento bacana. Assim surgiu o “Miss Beleza Negra”. E sinceramente? Foi lindo! Muito emocionante. Tudo estava deslumbrante e de qualidade. O mais legal é que o evento foi realizado na quadra de esportes do bairro Ana Rosa. A Associação fez questão de prestigiar seu bairro.

Dona Sebastiana, matriarca de 86 anos, disse bem que “já que não podemos ir até a elite, trazemos a elite até nós”. Em conversa após o evento com ela, ouvi que dentre todas as cidades que ela conhece, a mais racista é Bom Despacho. Quem melhor que ela que sente o racismo na pele, no cabelo, no dialeto, na cultura todos os dias para saber disso? Dona Sebastiana, não se preocupe, existem bom-despachenses que estão juntos com a senhora e sua prole na luta contra qualquer tipo de preconceito. Eu, todos os colaboradores do evento e os que foram prestigiar, sentimos orgulho do Quilombo e de toda história que vocês carregam. É uma pena que em 2016 o negro ainda seja tratado de forma diferente, mas, juntos conseguiremos acabar com o racismo que nos assombra.

Gabriel, parabéns a você pela iniciativa e a todos que colaboraram para esse evento maravilhoso. Que possamos ver cada dia mais os laços se estreitando na nossa cidade e todos impondo seu espaço que é de direito.

Débora Rodrigues é psicóloga e conselheira tutelar em BD



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.