iBOM | Para vereador José Vicente dos Santos: o Zé Toniquinho



140x140
Bom Despacho (MG), 19 de novembro de 2017

Para vereador José Vicente dos Santos: o Zé Toniquinho

Foto de Zé Toniquinho ainda jovem
Publicado em 14/10/2016 14:15:10

TADEU ARAÚJO - Nestas eleições de 2016, o sexo feminino ficou muito bem representado na Câmara Municipal de Bom Despacho. Pela primeira vez na história, três mulheres foram eleitas vereadoras: a Joice, a Conceição e a Rose. A Keké quase foi, bateu na trave. Aconteceu com ela o que sucedeu comigo em 2012: ganhamos, mas não puxamos por causa da legenda.

As primeiras mulheres na Câmara foram Dona Branca e Maria Antonieta Silva – em 71 e 72. Que eu me lembre, ainda exerceram a função a Maria José Cardoso e Keké, acho que também a Célia Assunção e alguma outra que meus leitores poderão me ajudar a lembrar.

Depois desse sucesso do “sexo frágil”, outro grupo tão discriminado pela comunidade quanto, se animou a buscar representatividade entre os vereadores. O grupo dos gays. E em 2020 já terão um postulante a representá-los em nosso legislativo. É o cidadão José Vicente dos Santos, o Zé Toniquinho. Se depender de sua popularidade, ele estará eleito. Seus simpatizantes são muitos nos dias de hoje e se multiplicam se levarmos em conta seu passado.

Toniquinho topou o desafio. E como “quem anda cedo bebe água limpa” já vai começar sua campanha. Até escolheu seu número de candidato: “Zé Toniqinho para vereador. Nº 55024.” Também bolou seu slogan. A plataforma básica de sua campanha: “Dar de si, antes de pensar em si.” Toniquinho promete ao povo que vai dar... Que vai dar muito, pois disso ele entende. Ele afirmou: “Tem vereador que não dá, mas eu vou dar tudo de mim como sempre fiz.”

Nossa Câmara está adquirindo pluralidade social. Esse poder que era só de homens, na maioria das vezes, abriu uma grande janela para as mulheres. Nesses tempos modernos, por que não abrir espaço no Poder Legislativo do Município também para os homossexuais?

Tadeu Araújo é professor e escritor



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.