iBOM | Criar uma sociedade digna é obrigação de todos nós



140x140
Bom Despacho (MG), 21 de setembro de 2017

Criar uma sociedade digna é obrigação de todos nós

Publicado em 25/09/2016 13:50:25

DÉBORA RODRIGUES - Atualmente, o que mais vemos é barbárie. Na Internet, nos jornais, na TV, na roda de amigos... é difícil estarmos nos lugares e alguém não contar alguma coisa de ruim que tenha acontecido ou dar uma notícia trágica. As coisas boas são cada vez mais deixadas de lado.

Em nossa cidade, esta mesma que já foi pacata, bem interiorana, não está diferente. Cada vez mais aumenta a frequência dos assassinatos, prisões, apreensões, assaltos, tráfico de drogas. Aí me pergunto: o que estamos ensinando e passando para nossas crianças? Me preocupo como cidadã, psicóloga e conselheira tutelar. Em que estamos transformando nossa cidade?

A impressão que tenho é que estamos perdendo o controle e fica cada vez mais difícil voltara trás. Estão cada vez mais novas as pessoas que se envolvem com a violência em Bom Despacho. Existem muitas crianças e adolescentes cometendo atos infracionais e, logo, pedindo por socorro. Algumas pessoas pensam que não, que estão nesse meio por que querem. Mas essa não é a verdade. Esses meninos são vítimas. Algo de errado aconteceu ou está acontecendo para que eles estejam em tal situação.

Me entristece quando pensam diferente e os condenam, julgam e crucificam. Por maiores que sejam seus erros ou crimes, nunca se esqueçam que eles são vítimas também. Vítimas da educação que não tiveram, do carinho que não receberam, da família que lhes foi tirada ou que os abandonou, da sociedade que lhes tachou e jamais ergueu um dedo para lhes ajudar a ter um futuro diferente.

Volto a perguntar: o que estamos ensinando e passando para nossas crianças? Só vejo egoísmo e egocentrismo. Precisamos nos unir para salvá-las e, com isso, salvar nossa cidade. Faça sua parte ajudando ao próximo da forma que puder. A responsabilidade das crianças é primeiramente dos pais, mas depois da sociedade. Criar uma sociedade digna é uma obrigação de todos nós. Quantos adolescentes terão que morrer assassinados para que percebamos isso?

Débora Rodrigues é psicóloga e conselheira tutelar em BD



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.