iBOM | A família deve estimular a criança a ler desde pequena



140x140
Bom Despacho (MG), 21 de setembro de 2017

A família deve estimular a criança a ler desde pequena

Imagem ilustrativa
Publicado em 26/08/2016 09:19:08

DÉBORA RODRIGUES - A leitura infantil é um hábito que sempre defendo todas as vezes que tenho oportunidade. Portanto, alguns pais sempre falam comigo que tentam, mas que não conseguem despertar no filho o interesse pelos livros.

Vamos a um ponto importante, tratando-se de despertar o interesse de alguém sobre qualquer coisa: observar o perfil daquele a que o estímulo se destina. Do que essa criança gosta? Enquanto brinca, que tipo de mundo ela cria? O que ela mais gosta de fazer? Afinal, não adianta você ler histórias de cowboys para uma criança que se interessa pelo espaço sideral. Ela não te dará atenção mesmo!

Além do tema do livro, outro ponto importante para que a criança se interesse é a observação da frequência com que os pais leem. Se na casa existem leitores assíduos, a chance de ela querer imitar é maior. Mas se ninguém tem esse hábito e mesmo assim querem forçar a criança a ler, a chance de não haver interesse é grande.

Quando for escolher livros para elas, comece cedo e de leve. Escolha livros com muitas coisas para chamar a atenção! Coloridos, com toques, sons, 3D e, principalmente, com uma boa história. A partir do momento que a criança já consiga opinar, leve-a para comprar seus livros. De preferência, em um lugar grande, com muitas opções. Mesmo que aqui em Bom Despacho não tenha, faça o esforço de leva-la a outra cidade, algum dia, para que ela consiga ver as inúmeras opções existentes e perceber que existe sim alguma coisa de que ela goste.

Outra ideia interessante é ler o mesmo livro que ela para que depois vocês possam comentar o desfecho. Uma espécie de clube do livro em casa. Cada semana, uma pessoa escolhe o livro que todos lerão, lembrando sempre da adequação da faixa etária. Se a família se envolver, a criança terá mais chances de se interessar.

Após o processo de estímulo ser consolidado, a própria criança perceberá os benefícios da leitura em sua vida e o hábito estará instaurado. Por fim, esse hábito adquirido ainda na infância ajudará durante toda a vida acadêmica estimulando o raciocínio, a criatividade, a escrita e a interpretação de texto, dentre outras vantagens. A leitura só traz benefícios, estimule-a sempre!

Débora Rodrigues é psicóloga e conselheira tutelar em BD



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.