iBOM | Destine parte do seu Imposto de Renda para nossos jovens



140x140
Bom Despacho (MG), 19 de novembro de 2017

Destine parte do seu Imposto de Renda para nossos jovens

Publicado em 07/04/2016 20:07:17

Queridos leitores, hoje escolhi falar sobre algo que penso ser de utilidade pública e várias pessoas desconhecem: seu imposto de renda pode mudar a vida de crianças e adolescentes em nossa cidade!

O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que parte do imposto de renda da pessoa física pode ser destinado para o Fundo da Criança e do Adolescente. Esse fundo busca arrecadar recursos para apoiar projetos voltados para crianças e adolescentes, mudando a vida de milhares de jovens nas mais diversas regiões do Brasil e da nossa Bom Despacho. Isto é feito através de projetos sociais apresentados pelas entidades e aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Fazer a doação é simples. Na Internet, após preencher sua declaração, clique na aba "Resumo da Declaração", à esquerda da sua tela, e clique em "Doações Diretamente da Declaração - ECA". Na ficha "Dados da Doação - Estatuto da Criança e do Adolescente", selecione o Tipo de Fundo "Municipal", escolha a Unidade Federativa "MG" e o Município "Bom Despacho".

Depois de seguir esses passos, você deverá indicar o valor da sua destinação. Na própria declaração, à direita, aparecerá a informação "Valor disponível para doação". O valor apresentado é o máximo que pode ser destinado ao Fundo. Ele é calculado automaticamente, com base nos dados informados em sua declaração. Logo apósindicado o valor a ser destinado é preciso ir na ficha "Imprimir", à esquerda, e clicar em "DARF - Doações Diretamente na Declaração - ECA". Então, será gerado um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) que deve ser pago, impreterivelmente, até o prazo final da entrega da declaração, dia 29/04/2016. O valor pago no DARF será abatido na declaração.

Parece algo complicado, mas para quem tem facilidade com computador é simples de fazer. Se esse não é seu caso, peça ajuda a alguém, mas não deixe de ajudar os jovens da nossa cidade. Se sua declaração é feita por um contador, comunique-o da sua vontade.

Mais legal ainda é que você pode destinar seu imposto para uma instituição específica. Imagina só: tem uma entidade no seu bairro que você sabe que é de extrema importância para sua comunidade. Então, sem gastar nada a mais, você ajudará em seu desenvolvimento e em sua possibilidade de continuação.

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física está próximo. Em Bom Despacho são esperadas cerca de 6.500 declarações que, se forem destinadas a esse Fundo, farão diferença na vida de nossos jovens. Você tem até 29/04 para mobilizar seus familiares e amigos. Na página do CMDCA no Facebook (facebook.com/cmdca.bd) você pode ver como esse dinheiro está sendo investido. Vamos contribuir para o futuro de nossas crianças! 

Débora Rodrigues é psicóloga e conselheira tutelar em Bom Despacho



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.