iBOM | Doação de sangue: abrace esta campanha em favor da vida



140x140
Bom Despacho (MG), 19 de novembro de 2017

Doação de sangue: abrace esta campanha em favor da vida

Publicado em 10/03/2016 09:33:30

A doação de sangue é um ato extremamente importante para nós. Infelizmente, não sabemos o que pode nos acontecer ou quando precisaremos de transfusão de sangue. Logo, é importante nos conscientizar e fazer da doação parte da nossa rotina. A vida de várias pessoas depende da transfusão de sangue todos os dias. Com isso, cabe a nós que estamos saudáveis deixar que esse sangue não falte. A doação é simples e a grande maioria das pessoas pode doar.

São requisitos para doação de sangue ter entre 16 e 69 anos (menores a partir dos 16 anos podem doar, caso apresentem autorização do responsável), portar documento de identidade com foto, pesar acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde e estar alimentado, porém, não ter feito refeições pesadas nas 3 horas que antecedem a doação. Mulheres podem doar com um intervalo de 90 dias entre uma doação de sangue e outra, até no máximo três vezes num período de 12 meses. Homens podem doar com um intervalo de 60 dias entre uma doação e outra, até no máximo quatro vezes por ano.

Esses são os requisitos gerais para a doação. Já no local da coleta, um profissional de saúde faz uma entrevista onde perguntas íntimas (que são mantidas em total sigilo). A pressão é aferida, temperatura é medida, a glicose é verificada e a pessoa é pesada. Algumas coisas podem fazer com que a doação não possa ser realizada naquele dia, como tatuagens recentes e algumas doenças que a pessoa possa ter tido recentemente. Mas não desista. Ouça as instruções e retorne o mais breve possível.

Se nada disso houver te motivado, saiba que quando você doa sangue tem direito a um dia de folga a cada doze meses trabalhados.

Vamos convidar os amigos para comparecerem à sede da Associação dos Doadores de Sangue de Bom Despacho? O endereço é Praça Olegário Maciel, 831 (ao lado da Câmara). Qualquer dúvida ligue no 3521.3275. A próxima doação será dia 15/3, de 8h às 13h. Não importa seu tipo sanguíneo, ele é de extrema importância para o banco de sangue. Vamos abraçar essa campanha com amor!

Débora Rodrigues é psicóloga e conselheira tutelar em Bom Despacho



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.