iBOM | A guerra contra a dengue é uma guerra de todos nós



140x140
Bom Despacho (MG), 22 de setembro de 2017

A guerra contra a dengue é uma guerra de todos nós

Publicado em 08/01/2016 18:27:55

FERNANDO BRANCO - Todo ano é a mesma coisa. Campanhas e mais campanhas, mas a dengue chega com força total no verão brasileiro.

Todos já sabem que a dengue é uma doença grave transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, todos já sabem os sintomas da doença, todos já sabem como é o processo de transmissão. O problema é que uma boa parte da população não se engaja nas campanhas, preferem culpar a Prefeitura pelos seus erros e pela sua preguiça. E são para estes que dirijo essas linhas.

Você, criador de mosquitos, precisa saber que o Brasil é um país tropical (isso não vai mudar). Aqui, as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito, principalmente na época das chuvas. Assim, se não podemos mudar o nosso clima, temos que mudar a nossa maneira de lidar com o problema.

Você também precisa saber que o ciclo de transmissão da dengue passa, essencialmente, pela sua omissão, pela sua preguiça em limpar o seu quintal. A fêmea do mosquito deposita seus ovos na água limpa e parada na sua casa, no seu lote ou no seu empreendimento. 7 a 10 dias depois, atinge a fase adulta e, a partir daí, o mosquito que você criou sai da sua casa e sobrevive mais 45 dias, período em que, se picar uma pessoa infectada com o vírus da dengue, poderá infectar tantas outras que picar depois.

Por isso, sem você se engajar nos programas de contenção da doença, jamais, jamais nos veremos livres dessa doença. E não adianta ficar reclamando do poder público se você não olhar para dentro da sua residência e do seu umbigo, porque em 90% dos casos o foco do mosquito está aí.

Faça sua parte, gaste um pouco do seu precioso tempo, verifique seu imóvel, identifique todos os objetos e locais que possam acumular água (não é difícil fazer isso). Lembre-se que somente será possível erradicar o mosquito da dengue se todos trabalharem em sinergia para evitar que se reproduza. A guerra contra a dengue é uma guerra de todos, e não de alguns, ou da Prefeitura.

Fernando Branco é servidor público estadual e professor da Faculdade Alis de BD



Rua do Rosário, 72 – Centro – Fone (37) 3522.2361 – Bom Despacho - MG
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal de Negócios.